sábado, 15 de março de 2008

Dieta do Ponto Z

Estava lendo sobre a Dieta do Ponto Z, livro escrito pelo Bioquímico Dr. Barry Sears , que propôs uma mudança na dieta que estamos acostumados a ver como "correta", que prevê que os carboidratos devem satisfazer 60% das calorias ingeridas, enquanto que as proteínas devem estar na proporção de 10 a 15%, e as gorduras não devem ultrapassar 30%, ao invés disso A Dieta do Ponto Z preconiza a combinação de gordura (30% do total de calorias), proteína (30%), e carboidrato (40%).
Sabe-se que para que a necessidade fisiológica natural seja cumprida, os carboidratos devem satisfazer mais da metade das calorias ingeridas, principalmente para indivíduos esportistas. Essa necessidade dá-se pela exigência de glicose de todos os tecidos do corpo, e por ser o carboidrato o substrato energético mais facilmente utilizado pelos órgãos e músculos. Em contra partida, preconizando o aumento das proteínas, manutenção das gorduras e diminuição dos carboidratos em relação à dieta tradicional, a Dieta do Ponto Z proporcionaria um estado metabólico no qual o corpo funciona com o máximo de eficiência, vitalidade e melhor desempenho físico e mental. Além disso, a dieta promete um impacto positivo em uma série de estados patológicos.
Em termos fisiológicos, o princípio da dieta baseia-se no diferente comportamento hormonal proporcionado pela ingestão modificada em relação à dieta tradicional. Neste sentido, a dieta equilibraria os eicosanóides, hormônios responsáveis por controlar a liberação de insulina, glucagon e outros hormônios, além das funções fisiológicas vitais do corpo, como a queima da gordura corporal armazenada. Em termos práticos, este controle estaria relacionado a dois fatores: o tamanho da refeição ingerida (pois o excesso de calorias estimula a secreção de insulina) e a proporção entre proteína e carboidrato em cada refeição.
Os ácidos graxos essenciais, provenientes da gordura alimentar, são os precursores dos eicosanóides, que por sua vez controlam a insulina, e por isso a ingestão de gordura de boa qualidade seria essencial. O equilíbrio de proteína e carboidrato, por sua vez, determina se os eicosanóides estariam sendo fabricados pelo corpo de forma equilibrada.
Segundo a proposta da dieta, o excesso de carboidratos na alimentação favorece o acúmulo de gordura corporal, pois promove um grande estímulo à insulina. Os maiores níveis de insulina não só induzem o armazenamento de carboidratos na forma de gordura como também inibem a liberação da gordura armazenada. Isso impossibilita o uso de sua gordura corporal armazenada para a produção de energia. A dieta sugere que o consumo de carboidratos seja predominantemente de baixo índice glicêmico, pois estes aumentam os níveis de açúcar no sangue de forma lenta produzindo uma reação insulínica moderada e mantendo um equilíbrio favorável de eicosanóides. Já os carboidratos com alto índice glicêmico como doces, pães e cereais refinados, bem como alguns tubérculos, devem ser consumidos com moderação e em quantidades muito menores por exercerem o efeito contrário.
A Dieta do Ponto Z prevê que as gorduras sejam vitais à produção de eicosanóides e essenciais para reduzir o excesso de gordura corporal. Para o autor, a gordura considerada prejudicial é aquela proveniente do ácido araquidônico, pois proporcionam o desequilíbrio entre os eicosanóides. São elas: gemas de ovo, miúdos, carne vermelha gorda e outras gorduras de fonte animal.
As gorduras saturadas também são restritas na Dieta, pois tendem a aumentar os níveis de insulina ao criar um estado conhecido como resistência à insulina. Já os ácidos graxos insaturados não podem ser convertidos em eicosanóides e por isso não apresentam nenhum efeito sobre a insulina. Portanto, as gorduras monoinsaturadas, tais como como: azeite, óleo de canola, azeitona, nozes e abacate, devem ser a principal fonte de gordura da dieta da Zona para evitar a alteração no equilíbrio hormonal.
Embora a proteína estimule basicamente o glucagon, que atua na produção de energia e tem atuação oposta à insulina, o seu consumo excessivo em uma refeição aumentará os níveis de insulina, o que estimulará o armazenamento de energia, diminuindo a queima de gordura. Portanto, a ingestão ideal de proteínas é um dos principais aspectos da Dieta da Zona.
As maiores contestações da Dieta do Ponto Z dizem respeito à sua prática por atletas e esportistas. Isto porque as maiores relevâncias científicas na nutrição esportiva atual referem-se ao efeito potencial de uma dieta rica em carboidratos na performance esportiva, já que a integridade das reservas musculares de glicogênio predizem diretamente o desempenho atlético. Segundo o autor que propôs a Dieta do Ponto Z, os benefícios gerados por esta dieta produzem ganhos inéditos no desempenho. Os ácidos graxos são liberados do tecido adiposo mais rapidamente aumentando a resistência muscular devido a conservação do glicogênio muscular, a gordura armazenada é melhor utilizada, a transferência de oxigênio é aumentada e a fadiga muscular, minimizada.
Depois de toda essa explicação, uma pergunta se faz necessária, por que continuamos com essa dieta de 60% de carboidratos, que já está provado, ocasiona vários problemas de saúde? Sei também, que em um país, cuja grande parcela da população não tem o que comer, discutir isso parece fora da realidade, mas pode ter um retorno enorme, tendo em vista a quantia em dinheiro que o governo federal economizaria com o Sistema Nacional de Saúde em tratamentos de doenças provocadas por má nutrição.

3 comentários:

Cynthia disse...

Oii!
Primeiramente adorei a idéia de unir bioquímica e filosofia em um só lugar...e depois de ler o post, o ponto que mais chama a atenção é justamente o que vc questionou no ultimo paragrafo...sinceramente não sei o pq de continuar com os 60% já que a mudança só traria beneficios...talvez a medida não seja "politicamente" viavel..não é interessante mudar...sei lá...pode ser que eu esteja errada...
Até mais!

Alves e Figueira disse...

Oi cynthia, que bom q curtiu a idéia, estava com esse pensamento a algun tempo, mas estava sem net..agora consegui(tentando) por em pratica, mas a intenção mesmo é gerar reflexões, espero conseguir...pode ficar a vontade para expor suas idéias também..
Até +..!!!!

Vivian disse...

Adorei, Sou proprietária da CrossFit Jundaí, e sigo esta dieta a algum tempo. Indicamos para nossos alunos também, no entanto senti falta de um bom apoio explicativo em português visto que a maior parte das informações encontro na lingua inglesa.
Muito bom o post e se me permitir gostaria de citar algumas destas informações em nosso site: www.crossfitjundiai.com
Até mais