segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nova Biologia

Pode parecer estranho, mas se quisermos entender nossas células, teremos primeiro que mudar alguns conceitos formados pela primeira síntese biológica, ocorrida na metade do século XX, os principais são:

- O genoma é sempre uma biblioteca organizada de genes.

-Os genes geralmente possuem funções únicas, as quais foram adaptadas pela seleção natural.

-As espécies são ajustadas ao meio ambiente devido a uma eficiente adaptação dos seus processos bioquímicos.

-As unidades evolutivas são as espécies, e os organismos, os órgãos, as células e as moléculas, são características das espécies.

Pela biologia convencional, os "mecanismos" físicos que controlam a bioquímica celular se baseiam na mecânica newtoniana, a qual enfatiza os átomos e as moléculas. Já a nova biologia considera que os mecanismos da célula são controlados pela mecânica quântica. Ela se concentra nos campos energéticos integrados e interdependentes.

Para a mecânica quântica, as forças em movimento nos campos energéticos são os fatores fundamentais que modelam a matéria. Os pesquisadores também reconhecem que as moléculas do corpo são influenciadas por freqüências de energia vibracional, de forma que a luz, o som e outras energias eletromagnéticas influenciam profundamente as funções celulares.

Os biólogos convencionais ainda consideram que o núcleo (o compartimento interno da célula que contém os genes) "controla" a vida, uma idéia que enfatiza os genes como o fator primário desse controle. Já a nova biologia conclui que a membrana celular é a estrutura que primariamente "controla" o comportamento e a genética de um organismo.

A membrana contém os interruptores moleculares que regulam as funções de uma célula em resposta a sinais do ambiente. Um interruptor de membrana é análogo a um interruptor de luz quando liga ou desliga uma função celular, ou a leitura de um gene - mas ele é, de fato, ativado por um sinal do ambiente. A nova biologia enfatiza o ambiente como o controle primordial na biologia.

Os pesquisadores sabem que os genes não controlam a vida, mas a maior parte da mídia ainda informa o contrário. As pessoas atribuem inicialmente suas deficiências e doenças a disfunções genéticas. As crenças sobre os genes levam-nas a se ver como "vítimas" da hereditariedade...

Vem mais nos próximos posts, assim que as provas terminarem!!!




Nenhum comentário: